Motociclistas Conscientes....

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Motociclistas Conscientes....

Mensagem  C@rlyn® em Seg Nov 30, 2009 2:26 pm

GUIA DO MOTOCICLISTA CONSCIENTE

Nos últimos anos, houve um grande aumento da frota de motocicletas no Brasil e, consequentemente, do número de acidentes com feridos e vítimas fatais.

Pilotar uma motocicleta exige técnica, conhecimento das leis, respeito aos outros e muito amor à vida.


A MOTOCICLETA...
O ideal é fazer uma inspeção diária na motocicleta, logo pela manhã: verificar se há folga na embreagem ou nos freios dianteiro e traseiro, o nível de combustível, de óleo do freio e do motor, da água e da bateria. Também é importante prestar atenção à folga e à lubrificação da corrente de transmissão, à pressão e ao estado dos pneus, ao funcionamento da lanterna, da luz de freio, dos piscas, do farol e da buzina. Se esta inspeção diária não for possível, a dica é fazê-la toda vez que parar em um posto para abastecer.


O MOTOCICLISTA...
Pilotar uma motocicleta, especialmente por um tempo mais prolongado, pode causar alguns sintomas desagradáveis, como dores nas costas e nos joelhos, por exemplo. Para não sentir o corpo doído e pesado, você deve manter a postura e prestar atenção a cada parte do corpo:

» costas: posição reta, nunca arqueada;
» cabeça: precisa ser mantida alta e os ombros relaxados;
» mãos: devem pegar as manoplas bem no centro e os punhos devem ficar mais baixos do que as mãos;
» joelhos: devem ficar encostados no tanque de combustível;
» pés: devem ficar paralelos ao solo, com o salto do sapato encaixado nas pedaleiras e a ponta do pé direito sobre o pedal do freio traseiro.

Jamais saia sem o capacete na cabeça. Todas as estatísticas do mundo comprovam que o capacete é o equipamento que mais evita problemas graves nos acidentes com motocicletas. Usar o capacete é lei.

Para sua segurança, fique ligado também à vestimenta. É aconselhável usar luvas, botas ou calçado fechado e forte, calça com tecido resistente, jaqueta em cores claras e vivas.


AS OUTRAS PESSOAS...
No espaço público, você nunca está sozinho. Por isso, veja os outros e faça o possível para ser visto. No trânsito, existem algumas regras especiais para ver e ser visto:
» mantenha o farol da motocicleta sempre aceso: de dia e à noite, na cidade ou na estrada;
» mantenha uma posição visível no espelho retrovisor do veículo que está na frente da sua motocicleta;
» mantenha distância do veículo que está na frente da sua motocicleta. Ainda mais se ele for alto e você não puder ver por cima ou através dos vidros.

Tome muito cuidado também com os pedestres. Um pedestre é uma pessoa; uma pessoa sem qualquer proteção. Por isso, qualquer batida de uma motocicleta pode ser fatal para ele.

Outro cuidado fundamental é com o seu garupa. É bom saber que qualquer veículo possui um limite de peso, tenha ele quantas rodas for. A motocicleta, por ter duas rodas, é pequena e leve. Portanto, evite levar uma pessoa com mais de 100 quilos como garupa, principalmente se você pesar quase isso.

Os garupas também devem usar capacete sempre. Porque é seguro e, sobretudo, porque é lei. E lembre-se: três numa só moto, nunca!


RESPEITANDO LIMITES...
Parar a 40 km/h é uma coisa; parar a 80 ou a 100 km/h é bem diferente. Se, por exemplo, você precisa de 15 metros para parar a 40 km/h, não representa que vai conseguir parar em 30 metros a 80 km/h. Será necessário quatro vezes a distância para o dobro da velocidade. Portanto, a 80 km/h, precisará de 60 metros. É um princípio da Física.

Mesmo que você esteja sozinho em uma estrada, deve controlar a velocidade, pois nunca se sabe o que pode encontrar logo adiante. E a motocicleta só tem duas rodas para frear. O sistema de freios de uma motocicleta, diferentemente de um automóvel, possui comandos separados para os freios dianteiro e traseiro. Numa frenagem, os pesos do motociclista e da motocicleta recaem sobre a roda dianteira, enquanto que a roda traseira fica aliviada.

Para que a motocicleta responda aos seus comandos, é preciso tomar algumas precauções, especialmente com relação às condições dos freios e dos pneus. Pneus que são considerados bons para andar em rua da cidade, a baixas velocidades, podem ser muito perigosos para longas viagens em uma estrada. A temperatura do pneu – com velocidade mais lata e uso continuado – aumenta muito e o perigo também.

Fique ligado! Velocidade: só o limite permitido na via.


SITUAÇÕES ADVERSAS...
Tenha sempre atenção com manchas no asfalto. Na maioria das vezes essas manchas podem ser provenientes de óleo ou de consertos que foram feitos na via e que causam desnivelamento. Evite as manchas ou, se não for possível, passe sobre elas devagar e em linha reta.

Evite passar sobre buracos. Caso não seja possível, fique de pé sobre as pedaleiras, pois isso facilita o controle e aumenta o equilíbrio. Nunca freie no buraco. A roda dianteira pode trancar e jogar você para frente. Muitos buracos entortam o aro da motocicleta e se o pneu for sem câmara, poderá esvaziar rapidamente. Por isso, todo cuidado é pouco.

À noite, a capacidade visual diminui para um sexto do que se enxerga de dia. Com a visão seis vezes menor, o melhor é reduzir a velocidade da motocicleta e aumentar a distância do veículo à frente, que pode, inclusive, estar com as luzes de freio queimadas.

Na chuva, a velocidade precisa ser reduzida ainda mais, assim como a distância do veículo à frente. Evite, de qualquer maneira, acelerações e frenagens fortes e/ou bruscas. A pressão que você exerce no manete do freio quando não está chovendo deve ser a mesma em caso de chuva. No entanto, por estar molhado, o disco de freio – quando acionado – poderá ter um breve retardo na ação. De qualquer forma, não o acione mais que o normal. O disco molhado desliza as pastilhas e quando se imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda. Aí, é chão na certa.

Outro cuidado importante: dirigir uma motocicleta na chuva requer maior aderência à via. Se você quiser aumentar sua segurança, durante a chuva, diminua a pressão dos pneus. Quanto mais superfície de contato na pista, maior segurança. Mas, lembre-se de voltar à pressão normal dos pneus assim que parar de chover.

Evite, também, andar pelo canto interno das curvas, pois lá fica toda a sujeira que a chuva varre e é por onde os veículos mais pesados trafegam e soltam óleo diesel e combustíveis, produtos extremamente escorregadios.

As poças d'água são muito perigosas e podem esconder buracos e provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista). Cuidado com elas!

Na neblina, a primeira coisa que desaparece são as cores mais fracas, aquelas que refletem menos luz. É importante que você esteja vestido com uma roupa de cor forte, com faixas reflexivas no capacete e no macacão. A velocidade deve ser reduzida ao máximo e o farol, baixo. Se usar o farol alto, a luz formará um halo bem diante dos seus olhos e não conseguirá enxergar nada. Nesta situação, é preciso manter distância de qualquer coisa que possa estar em movimento e preparar-se para reações rápidas e manobras fortes.

Se a chuva e a neblina aparecerem juntas, use todo o seu poder de concentração e sua máxima atenção para executar as manobras que forem necessárias com todo cuidado e maciez. Quando houver chuva, à noite e, ainda, neblina, os cuidados devem ser triplicados.

Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela, levante do banco. O desnível é normal nesses locais e pode provocar um salto ou o descontrole da motocicleta. Em pé, nas pedaleiras, o impacto é menor.


MOTO-FRETE E MOTOTÁXI
Utilizar a motocicleta como meio de trabalho para transportar mercadorias e pessoas não é novidade no Brasil. Mas, a partir da Lei nº 12009/2009 estas atividades foram regulamentadas. Conhecer a lei é um dever de todos os profissionais motociclistas.

Matéria do Pedro Lima - Santo Antônio de Pádua - RJ

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